sábado, 30 de julho de 2011

Arabian nights.







Mercado árabe com massagens e espectáculos até domingo no interior do Castelo de São Jorge


O Castelo de São Jorge, em Lisboa, recebe até domingo um "Souk" oriental, um mercado onde se podem encontrar produtos artesanais árabes e do Norte de África, massagens, tatuagens de henné e espetáculos de dança e de música.A primeira edição do "Lisboa Souk" a decorrer no interior do Castelo de São Jorge tem 18 feirantes com vendas de artesanato egípcio, marroquino e outros países de África.

Tem ainda tendas berberes, de pinturas de henné, de massagens e espetáculos de danças orientais e de músicas, como os gongos orientais para relaxar.

"Não queremos que este seja um mercado exclusivamente de venda. A intenção foi criar um mercado cultural de costumes, de artes e de maneiras de estar orientais e identificar, de alguma forma, esses costumes enraizados nos portugueses", explicou Rute Novais, da organização.

A organizadora partiu para esta ideia tendo por base as suas próprias experiências em viagens por países do oriente e salienta que como os ocidentais correm demasiado "este mercado é um convite para a pessoa parar e contemplar", pelo que reúne as vendas com zonas de descanso, com as terapias e com elementos surpresa.

"Se nós estivermos sentados nas passagens de um 'souk' no período manhã-tarde e tarde-noite, percebemos que há uma grande transformação do espaço quase sem darmos por isso", explicou.

Daí que, apesar de a programação do palco estar definida, a organização não divulgará a sua hora concreta, porque o objetivo é surpreender os visitantes.

"Vamos ter dois aguadeiros de Marraquexe que brincam com água e com o público durante o evento e as próprias bailarinas vão dançar em locais espontâneos, sem serem anunciadas, como num "souk" tradicional", destacou.

Para outras edições, segundo Rute Novais, ficam a intenção de ter contadores de histórias ou concursos de poesia, como se faz em Marrocos ou na Índia.

O evento decorre entre as 09:00 e as 09:00 da noite, de hoje até domingo, e termina sempre com a celebração do pôr-do-sol, um concerto meditativo ou com a apresentação de um espéculo de dança.

Lusa

Sem comentários: