sexta-feira, 25 de março de 2011

Pérola das Gáveas.





A Pérola das Gáveas já tem degustação gourmet
por Diana Garrido, Publicado em 25 de Março de 2011
A Pérola das Gáveas mora na Rua das Gáveas, no Bairro Alto, desde 1940. Era uma mercearia banal, com chás e cafés, segundo o letreiro à entrada, pintado à mão com o lettering bonito das coisas de antigamente.

Hoje, e há quatro anos, é uma mercearia gourmet. Vende chás de todas as cores, verdes, pretos, brancos, ayurvédicos, de camomila, do Ceilão ou do Japão. Café é que já não tem. Mas há risotto de frutos vermelhos e de alcachofra, arroz de figo, massas italianas de todas as cores e feitios (algumas até parecem doces), vinhos, enchidos e um sem-fim de coisas gourmet.

Alexandre Ferreira, 35 anos, é o homem por trás do balcão. Há quatro anos decidiu deixar de trabalhar para outros e apostar num negócio por conta própria. "Gosto de comer e de beber e vem um bocadinho por aí. Trabalhei na área da distribuição alimentar e geria várias lojas e acho que daí ficou o bichinho", explica.

Em viagens lá fora percebeu que havia muitas lojas do género, ao contrário do que acontece em Portugal. "Conheci produtos diferentes, coisas interessantes e decidi avançar."

Agora decidiu dar mais um passo e instituiu uma espécie de happy hour de degustação gourmet. Chama-se "Vinhos e Companhia" e começa com uma prova de azeites. Com calma, avança-se para um vinho branco, da garrafeira da Pérola das Gáveas: "São todos vinhos nacionais, de norte a sul do país, com maior aposta nos pequenos produtores, porque o objectivo é dar a conhecer produtos novos e diferentes." Depois Alexandre prepara umas tapas de anchovas, que, ao contrário das comuns, não são salgadas, mas com um leve travo ácido típico do escabeche. Segue-se a tábua de enchidos com vinho tinto a acompanhar. Cada coisa é apresentada à parte por Alexandre, que usa expressões aliciantes como "dueto de enchidos" ou "envolvência de sabores".

A degustação custa 12,50€ por pessoa e é flexível: para quem não simpatiza com anchovas, Alexandre inventa outra coisa, à medida do cliente.

As degustações são às sextas e sábados das 17h00 às 21h00, ou até haver clientes. Se quiser degustar durante a semana, não há problema, basta marcar. Neste momento, Alexandre já está a "ensaiar petiscos mais frescos para o Verão". Vá lá passando para descobrir o que é.

Rua das Gáveas, 44-46, Bairro Alto, Lisboa.

Seg. a qua., das 12h00 às 14h00 e das 15h00 às 20h00; qui. a sáb. até às 21h00.


(jornal «i»).

Sem comentários: