A Biblioteca Nacional encerra hoje dia 13 de Novembro de 2010 a sala de leitura geral e o chamado fundo geral, ou seja 3 milhões e meio de livros e 50.000 títulos de jornais. Os responsáveis por tal selvajaria estão acima: a pianista Gabriela Canavilhas, que José Sócrates descobriu numa Direcção do governo regional dos Açores, o dr. Jorge Couto, actual director e que há mais de 20 anos prepara um doutoramento em História do Brasil, na Faculdade de Letras, e a doutora Inês Cordeiro, a subdirectora por detrás da qual o dr. Couto sempre se escondeu. Por não termos foto da Doutora Cordeiro colocamos uma da simpática Popota.
Este é um acontecimento catastrófico, pois uma Biblioteca Nacional é um serviço público básico. Contudo, é natural numa cidade, como Lisboa, que tem o seu arquivo histórico fechado há anos, por caturrice da direcção e incapacidade das sucessivas vereações, e que tem uma biblioteca municipal central que é uma autêntica vergonha.
Queremos recordar a quem nos lê que a colecção de jornais da BN está num depósito que só vai ser intervencionado entre Junho e Agosto de 2011. Ou seja, tal como os reservados vão estar abertos até Abril de 2011, esta secção também poderia permanecer acessível se houvesse boa vontade da parte da direcção. No entanto, o acesso encerra hoje, pois Couto & Cordeiro acham que a instituição não é capaz de abrir uma sala de leitura provisória para meia dúzia de leitores diários.
Este é um assunto que merecia a atenção dos cidadãos e da imprensa. Mas Bibliotecas e Arquivos nunca fizeram grandes notícias. O cimento e o betão dão mais votos e são mais vistosos.
E poucos parecem achar aqui motivos para protesto.
Quanto aos funcionários da BN, que sofreram ao longo de meses condições de trabalho indignas, o nosso Muito Obrigado. Melhores dias virão!
2 comentários:
Vejo com muito pesar que o meu homônimo Dr. Jorge Couto aparentemente não está correspondendo aos anseios culturais dos seus patrícios.
"o dr. Jorge Couto, actual director e que há mais de 20 anos prepara um doutoramento em História do Brasil..."
Portanto tem outro doutoramento já feito...?
Enviar um comentário