quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Planetário do Museu de Ciência.



O Planetário do Museu de Ciência agora é para toda a família.

O Planetário do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa abrirá, a partir de 2 de Outubro, as suas portas ao grande público depois de década e meia a deliciar grupos escolares. A primeira sessão temática é dedicada aos 20 anos do telescópio Hubble, que se assinalam este ano.

O Planetário do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa irá assinalar os 20 anos de actividade do telescópio espacial Hubble com a abertura das suas portas ao grande público e com a apresentação de uma sessão temática sobre o telescópio mais famoso da actualidade. As sessões decorrem aos sábados entre as 16h30 e as 17h30 e o custo da entrada é de 2€. O Planetário do Museu de Ciência possui 38 lugares o que permite uma grande proximidade e participação da assistência. As sessões são sempre realizadas ao vivo por um astrónomo do Museu.

Na primeira sessão para toda a família pode-se ver o sistema solar em movimento, fotos do telescópio Hubble que documentam o impacto recente de um cometa com o planeta Júpiter, ou o grande cometa de Donati, como foi visto no céu em 1858. Estrelas em nascimento, na famosa imagem dos pilares da criação, ou em final de vida – nos surpreendentes registos de nebulosas planetárias – são outros dos pontos altos da sessão. Será ainda mostrada, no céu nocturno, a localização de alguns dos mais emblemáticos objectos observados pelo Hubble.

Este planetário abriu ao público em Outubro de 1995. A sala está equipada com um Projector Zeiss ZKP2 Skymaster que projecta o céu visível à vista desarmada numa cúpula com 6,5 metros de diâmetro. Ao longo dos anos o Planetário tem recebido milhares de visitantes. Em 2009 acolheu mais de 6300, integrados em visitas escolares.

Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
Rua da Escola Politécnica, 56 – 58, 1269 – 102 Lisboa
Telefone: 213 921 872
http://www.mc.ul.pt/

Sem comentários: