quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Milionário compra arquivo da Magnum. E tu, Berardo?



Foto de Robert Capa.
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Michael S. Dell comprou 185 mil fotografias que constituíam o arquivo da mais famosa agência de fotojornalismo.
O multimilionário Michael S. Dell (fabricante dos computadores Dell) comprou todo o arquivo impresso da agência de fotografias Magnum: 185 mil imagens, entre as quais as fotografias tiradas por Robert Capa no desembarque da Normandia e os retratos que Cartier-Bresson fez ao pintor Pablo Picasso. O valor do negócio não foi revelado, mas os analistas do mercado estimam que o acervo estará avaliado em cerca de 71,3 milhões de euros.
Dell não comprou os negativos mas as impressões originais, que a agência mantinha no seu arquivo e que eram mostradas aos vários meios de comunicação para serem vendidas. Nas costas das fotografias estão carimbos, selos e as indicações sobre a venda da imagem e onde foi publicada. Isto significa que Magnum mantém os direitos sobre as imagem e continuará responsável pela sua gestão comercial.
Este é um dos mais importantes arquivos fotográficos do século XX. A agência Magnum foi criada em 1947 pelos fotógrafos Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, David Seymour "Chim", George Rodger e William Vandivert como uma cooperativa, de modo a gerirem directamente o seu trabalho, rompendo assim com o monopólio das grandes agências. Desde a sua fundação, a agência manteve as impressões originais na sua sede, em Manhattan. No entanto, como todas as outras agências, a Magnum passou a digitalizar o seu arquivo em 1998 e começou a considerar a hipótese de vender as impressões.
Apesar de só agora ser conhecida, a venda concretizou-se, discretamente, no ano passado. A MSD Capital, empresa de Michael S. Dell, fez um acordo com o Harry Ranson Center, na Universidade do Texas, em Austin, para o arquivo, estudo e exposição das fotografias por um período mínimo de cinco anos. Em meados de Dezembro, dois camiões viajaram de Nova Iorque até Austin carregados com a preciosa colecção, segundo conta o The New York Times. "Os camiões tinham GPS e eu estava tão nervoso que acompanhei todos os segundos da viagem", contou o director da Magnum, Mark Lubell.
"Ter esta incrível colecção em Austin é especialmente excitante para mim", afirmou, em comunicado, Michael S. Dell, cuja fortuna pessoal está calculada em mais de oito milhões de euros, de acordo com a revista Forbes.
Para a Magnum, esta venda é também uma oportunidade para se reinventar e resistir à crise que afecta o mercado.
(in «Diário de Notícias»).

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