terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Museu Berardo: retrospectiva de Joana Vasconcelos.



.
Primeira exposição antológica da artista portuguesa, a inaugurar em Março, é um dos destaques do museu para o próximo ano

Robert Longo, Annemarie Schwarzenbach e Joana Vasconcelos são os artistas em destaque no Museu Berardo ao longo de 2010.

No próximo ano, o museu instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai continuar a mostrar a colecção própria através de três novos percursos: entre Março e Maio dar-se-á mais atenção às obras com um conteúdo social, desde a arte soviética pós-revolução até aos mais recentes vídeos; entre Junho e Setembro, iremos procurar a "teatralidade" de peças, entre as quais o famoso pano de cena de Marc Chagall para A Flauta de Mágica de Mozart (1965); e a partir de Setembro haverá um novo percurso, ainda em definição.

Estas exposições irão acontecer em paralelo com várias exposições temporárias. Como já é costume, o Museu acolhe a exposição do prémio BesPhoto, desta vez com André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida - a partir de 1 de Fevereiro. Também em Fevereiro, mas no dia 8, é inaugurada uma mostra de videoarte da norte-americana Judith Barry.

A 15 de Fevereiro Robert Longo chega ao Museu Berardo. Nascido em 1953, este artista norte-americano ficou famoso com a série Men in the Cities (1979-1982) em que fotografou figuras em fatos normais que se contorcem em atitudes que podem ser de agonia ou êxtase, por exemplo. A 22 desse mês, inaugura-se A Viagem como Exílio, com fotografias da suíça Annemarie Schwarzenbach (1908 - 1942), algumas das quais foram tiradas em Lisboa e em África. A 1 de Março o Museu Berardo apresenta a primeira exposição antológica da artista portuguesa Joana Vasconcelos. A mostra é comissariada por Miguel Amado.
(in «Diário de Notícias»).

Sem comentários: