quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nós na Arte. Tapeçarias de Portalegre.


Júlio Pomar.
.
O Museu da Presidência da República, em colaboração com a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre e o Museu da Tapeçaria de Portalegre-Guy Fino, inaugura no dia 29 de Abril a exposição “Nós na Arte:Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea”. A exposição vai estar patente no Palácio de Belém até ao dia 31 de Julho.
O projecto expositivo organiza-se ao longo de três núcleos distintos no Palácio de Belém. Pretendem-se expor os cartões originais dos artistas plásticos que viram as suas obras reproduzidas, os desenhos de tecelagem e o trabalho final em tapeçaria, mas também uma referência ao processo de tecelagem. A exposição “Nós na Arte: Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea” vai contar com alguns dos mais notáveis trabalhos de tapeçaria realizados desde a década de 1940 tanto na vertente expositiva como na sua aplicação enquanto objecto do domínio das artes decorativas.De entre os vários artistas presentes, destacam-se as obras de Vieira da Silva, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Júlio Resende, José de Guimarães, Carlos Botelho, Camarinha, Le Corbusier ou Cargaleiro.
As Tapeçarias de Portalegre são hoje reconhecidas nacional e internacionalmente como um produto artístico cultural português, de valor singular. Esta iniciativa tem por objectivo chamar a atenção para este património nacional, bem como para a sua salvaguarda e valorização.

Sem comentários: