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De Fernando Jorge - obrigado! - imagens e texto:
Retrato do jardim municipal, criado na década de 50, no logradouro com entrada pela Rua Cervantes. Levantamento fotográfico de Junho de 2008.
No passado dia 21 de Março a CML iniciou obras de «requalificação» deste jardim no interior do quarteirão formado pela R. Cervantes, Av. Madrid, Av. João XXI e Praça do Areeiro (entrada é só pela R. Cervantes).
A requalificação era uma obra reclamada há muitos anos pelos moradores. Este jardim municipal estava numa degradação extrema e totalmente transformado num parque de estacionamento ilegal (incluindo várias viaturas abandonadas e outras até a servir de residência permanente!).
Infelizmente, e como ainda é hábito, o projecto de intervenção nunca foi tornado público nem aberto à participação dos moradores. E aos munícipes que pediram para consultar o projecto a CML nunca respondeu. Existe o receio de que a «requalificação» queira dizer abate de algumas árvores e redução dos canteiros para criar mais lugares de estacionamento - para esse cidadão principal de Lisboa chamado «viatura automóvel privada». Promover o estacionamento neste jardim não faz sentido porque a zona tem oferta suficiente de lugares de estacionamento (gratuito à superfície, ou pago, na Garagem Monumental do Areeiro).
Esperemos que no final das obras a CML tenha afinal retirado lugares de estacionamento, plantado mais árvores e arbustos, assumindo aquele espaço como jardim e não como parque de estacionamento com árvores...
A requalificação era uma obra reclamada há muitos anos pelos moradores. Este jardim municipal estava numa degradação extrema e totalmente transformado num parque de estacionamento ilegal (incluindo várias viaturas abandonadas e outras até a servir de residência permanente!).
Infelizmente, e como ainda é hábito, o projecto de intervenção nunca foi tornado público nem aberto à participação dos moradores. E aos munícipes que pediram para consultar o projecto a CML nunca respondeu. Existe o receio de que a «requalificação» queira dizer abate de algumas árvores e redução dos canteiros para criar mais lugares de estacionamento - para esse cidadão principal de Lisboa chamado «viatura automóvel privada». Promover o estacionamento neste jardim não faz sentido porque a zona tem oferta suficiente de lugares de estacionamento (gratuito à superfície, ou pago, na Garagem Monumental do Areeiro).
Esperemos que no final das obras a CML tenha afinal retirado lugares de estacionamento, plantado mais árvores e arbustos, assumindo aquele espaço como jardim e não como parque de estacionamento com árvores...
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