quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nós não avisámos?





'Mono' do Rato recebe luz verde 5 anos depois

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou ontem a licença de construção para o polémico edifício do Largo do Rato, recusando discutir um novo projecto arquitectónico. Assim, o imóvel que nascerá naquele local estará de acordo com a proposta aprovada logo em 2005. Com esta decisão, o promotor imobiliário retirará a acção judicial que interpusera contra os vereadores que, em 2008, haviam chumbado o licenciamento.

António Costa não escondeu, no final da reunião de câmara de ontem, a sua surpresa pelo desfecho do processo para a construção do edifício situado no gaveto formado pela Rua do Salitre, a Rua de Alexandre Herculano e o Largo do Rato. O objectivo era discutir um projecto revisto, com diferenças principalmente ao nível da fachada. No entanto, o entendimento foi de que a autarquia "não deveria voltar a discutir a arquitectura", já que esta já tinha sido aprovada. Por isso, "não havendo obstáculos às licenças de especialidade", foi licenciado o projecto arquitectónico de 2005, da autoria dos arquitectos Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus.

A decisão levará o promotor imobiliário, a Aldiniz, a retirar, tal como acordara com o executivo camarário, a acção judicial que interpusera contra os vereadores que, em 2008, tinham recusado licenciar a obra. Entre eles encontravam-se Helena Roseta, actual responsável pela Habitação, e Rúben de Carvalho, do PCP, que, por essa razão, se ausentaram da discussão de ontem.

Helena Roseta disse mesmo, aos jornalistas que, ainda que não fosse ré na acção judicial, se recusaria a participar numa votação em que se toma uma decisão "sob ameaça de um processo".

Já o PSD e o CDS partilharam a opinião de que não compete aos vereadores avaliar a natureza artística da obra, mas sim agir em conformidade com a lei, tal como aconteceu. Na votação de ontem, ambos se abstiveram.

(in Diário de Notícias).

7 comentários:

Bic Laranja disse...

Não se pode processar os arquitectos por violência, opressão e mau gosto?
Cumpts.

Luis Cunha disse...

Já era feio quanto baste e agora vai ficar aberrante! Um vomito. Para é que serve um presidente da camara? Só para enfeitar???

Julio Amorim disse...

Um tropeço para a democracia....um grande passo para as promotoras imobiliárias.

Nuno Castelo-Branco disse...

mais uma m... que o regime deixa à posteridade. Agora, só mesmo a tiro!

Calor Humano disse...

Quem se oferece para formar uma frente para-militar comigo com o único propóstito de colocar bombas nestes edifícios durante a noite quando estão vazios?

Neste, na obra completa do Taveira, nos vários ali do Saldanha, etc. etc., vocês sabem quais.

Tomás disse...

o largo do rato é o local perfeito para aparecer este edifício
moderno e pixelizado
é um local caótico com edifícios de todos os géneros e feitios

parece-me muito bem reforçar este carácter
...em vez de
fazer mais casinhas do século passado fazendo parecer que aquele sítio é muito agradável e calmo

Tomás disse...

se for para colocar uma bomba no Hotel Mundial.
aí sim!
contem comigo!!!