domingo, 5 de julho de 2009

Azulejos a voar!






.
De Fernando Jorge, as imagens e a mensagem:
.
A propósito do post da antiga Fábrica Viúva Lamego...
Chamo a vossa atenção para o histórico imóvel sito na Travessa do Cidadão João Gonçalves, também parte da antiga Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, cuja fachada de azulejo já apresenta lacunas de grandes dimensões devido ao furto.
Como poderão constatar, é urgente uma intervenção para evitarmos a perda de mais património. É indispensável não só investigar estes crimes contra o património cultural como também tentar recuperar os azulejos entretanto roubados e que se encontram para venda em locais como a Feira da Ladra e lojas de souvenirs um pouco por toda a cidade. Já alertei o projecto SOS AZULEJO para este roubo, e muitos outros, de azulejos de fachada do final do séc. XIX e início do séc. XX na Freguesia dos Anjos.
Abraço,
Fernando Jorge

1 comentário:

Unknown disse...

O Sr. Manuel Leitão (o ex-presidente da Associação Portuguesa de Antiquários)incomodado com a publicidade de que é objecto o facto de exportar desde 1989 para os E. U. A. milhares de azulejos e elementos arquitectónicos do património histórico-artístico nacional, fechou no Sábado passado o seu site americano !

Mas esqueceu-se de que existe um grande rastro por toda a web da sua actividade que será muito difícil apagar.

https://www.artanddesignonline.com/Member_template/member_temp_portfolio.php?p=11525&m=30156&bc=Browse&c=5&v=products&pagename=browse_results_page2.php&PageSize=12&CurrentPage=2&sortBy=City&totalitems=951&L=3

Até se pode saber por quanto vendia os azulejos e os painéis !

http://www.nytimes.com/1987/09/10/garden/tiles-common-clay-gets-new-dazzle-choosing-buying-and-installing.html

http://www.nytimes.com/1998/10/22/dining/personal-shopper-totally-tiled-it-s-awesome.html?sec=&spon=&pagewanted=2